Pastoral

Por que Doutrina é importante?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se fizermos uma leitura cuidadosa do NT, veremos a grande ênfase dada às doutrinas.

Vejamos alguns motivos e razões para a Igreja estudar e se dedicar as elas:

1. A doutrina é o conteúdo da fé.

A fé em si mesmo exige um objeto. Ninguém tem fé em nada, geralmente depositamos nossa fé em alguma coisa, pessoa, divindade ou outro apoio. Neste sentido, podemos afirmar que o valor da fé depende do objeto dela. É possível então que uma pessoa tenha fé, mas num objeto errado. É possível que tenhamos segurança sobre um terreno incerto.

Um exemplo disso é quantas vezes nos frustramos com planos dos governos, remédios milagrosos, e outras armadilhas que prendem a nossa fé.

A fé salvadora é baseada na verdade da revelação de Cristo. Desta forma o conhecimento maior desta revelação irá valorizar a nossa fé!

Não há salvação sem conhecimento de doutrinas. Pense bem, a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus! Será que você pode perceber a importância do nosso testemunho? A importância de obedecermos a ordem de Cristo a respeito de fazermos discípulos?

2. Há grande preocupação com as doutrinas falsas. (Tito 1:9; Hebreus 13:9; 2 João 9,10)

Apenas o conhecimento da doutrina verdadeira fará que saibamos distinguir as falsas doutrinas.

Nossos dias estão recheados de pregadores eletrônicos, musicas livros, publicações de todas as espécies, mas como saberemos se são de Deus, afinal todos falam em nome de Deus e são muito parecidos.

Você conhece aquela frase que diz: “todos os caminhos levam a Deus!” Você acredita nela? Qual o argumento que usamos para dizer se ela é falsa ou não?

Da mesma forma, será que tudo o que se vende como “evangélico” podemos aceitar sem fazer uma avaliação quanto à sã doutrina?

3. A Doutrina é a base de toda a prática Cristã 

As epístolas paulinas quase sempre estabelecem uma base doutrinaria e depois fazem aplicações no comportamento do crente. Assim um conhecimento da doutrina é necessário para uma vida consagrada e santa. A razão de fazermos isso ou aquilo está alicerçada nas doutrinas que cremos.

Quando o crente abandona seu apego às doutrinas bíblicas, então o pecado pode se tornar algo que não mais nos incomodará.

Perderemos a direção e a razão de sermos e existirmos como Igreja.

Pra ser mais claro, não há como adorar em Espírito e Verdade sem uma doutrina correta!

 

© 2019 IBNA Jundiaí. Todos os Direitos Reservados.

Search